Publicado 29/08/2022

Primeiramente saber medir os resultados da de uma empresa é crucial para o fortalecimento e crescimento da marca. Sendo assim esses números irão auxiliar de forma objetiva, quais estratégias devem ser adotadas, baseada em métricas reais. Veja a seguir o que é, para que serve e como influência na sua empresa ou ambiente de trabalho.

O que é KPI?

A sigla KPI (em inglês Key Performance Indicator), é “indicador-chave de performance”, ou seja, um indicador essencial para avaliar um determinado processo de gestão ou entrega.

Para que serve um KPI?

Utilizar KPI’s para medir se uma estratégia se ela está funcionando no processo que foi implementado. Os indicadores também servem de termômetro para seu negócio, então, sim, é muito importante para qualquer modelo de negócio.

Exemplos de KPI

Alguns exemplos concretos de KPI são:

Time to Market — Corresponde ao tempo de lançamento de um produto, que começa com a idealização do conceito e termina quando está disponível para venda.

Lead Time — Consiste no tempo de duração de um determinado processo.

Stock out — Indica quantas vezes ou quantos dias um determinado produto em estoque chega ao saldo zero.

Market Share — Fatia de mercado que um determinado produto conquistou durante um determinado período.

Produtividade Homem/hora — Número de unidades produzidas por cada indivíduo que trabalha na empresa.

Ociosidade — % de tempo que uma equipe, unidade de construção ou máquina ficam sem produzir.

Giro de Estoque — Consumo(Saídas) / Saldo Médio de estoque.

Como utilizamos ele? 

Aliás, aqui na NeoCode Software utilizamos dessa metodologia para gerar gráficos e relatórios sobre o processo das atividades do seu colaborador. Trazendo mais segurança para o gestor de quando se deve cobrar o colaborador. Somente com DADOS, se é possível analisar.

Pois aí que entra a nossa solução: coleta esses dados, segmenta e entrega em gráficos e atalhos, que permitem que você analise, juntamente com entregáveis dos colaboradores, tendo precisão na tomada de decisão. Incluindo e facilitando entender se realmente é possível evitar um micro gerenciamento.  

Em suma, no mundo em que vivemos, focar em dados, sempre trará uma probabilidade maior de acerto, do que gerir de qualquer jeito.

Gestor, não fique no escuro, sem saber se as demandas delegadas estão sendo desempenhadas da melhor forma possível, venha conhecer o NeoCode Activities.

Cadastre-se Grátis Agora!

Tenha 14 dias para experimentar. Nenhum cartão de crédito é solicitado.