Publicado 21/10/2022

Ter uma boa estratégia de gestão é essencial para alcançar resultados. Mas como saber qual a maneira correta de criar, planejar e executar uma estratégia?

Bem, essas e outras questões serão abordadas neste artigo:

1. Gestão de Tempo

2. Liderança

3. Procrastinação

4. Bônus

Gestão de Tempo

O que isso significa, um bom gerente de tempo? Esse é de fato um dos pontos de atenção mais importantes da gestão! 

Um bom gestor de tempo com certeza é considerado um bom líder, justamente por conseguir ter uma visão macro sobre entregas e prazos. 

Assim como sua experiência é compartilhada com a sua equipe, seus olhos estão sempre voltados para otimização de tempo em qualquer área da empresa.

Liderança

Gestão de tempo é crucial, mas o que saber gerenciar o tempo realmente significa?

Saber lidar com projetos e garantir o sucesso deles é um dos principais indicadores de uma boa liderança, mas você já se perguntou se ela acontece por crises ou por intenção?

Ai que está o segredo, indiferente do tipo de líder, o nato ou o desenvolvido, todos eles aprendem a focar em algo específico: O resultado! Mas como funciona esse processo? 

Receita secreta:

Tempo = Gerenciamento 

O líder só se torna lider porque, sempre se questiona a cada novo projeto:

  • Qual o objetivo?
  • O que irei precisar? 
  • Depende só de mim? 
  • Quais imprevistos podem ocorrer?
  • Qual o prazo?
  • Como posso dividir em períodos?
  • Quem pode participar?
  • O que não consigo fazer sozinho?

Esse simples ato mental ou escrito de medir o tempo que precisará para cada fase já traz segurança sobre o resultado que se quer atingir. 

Mas não se engane em achar que sozinho você irá conseguir um bom gerenciamento de tempo, se utiliza-se de habilidades e ferramentas e claro de pessoas com mais experiência como mentores, couch ou CEO’s , que já trilharam esse caminho.

Procrastinação

Essa é uma das características mais comuns em iniciantes da gestão, seja por empreendedorismo por começarem seus negócios agora ou por construírem uma carreira em alguma corporação. 

Caso não tenha percebido, voltamos ao mesmo ponto: o gerenciamento de tempo. Ele pode ser a escada para alavancar sua carreira ou a mesma escada que você pode tropeçar e não conseguir alcançar os resultados desejados. 

A falta de planejamento de uma estratégia, pode lhe deixar ansioso e perdido ao ponto de não conseguir gerenciar seu tempo, por consequência, postergar e aí virar bola de neve.
Usar inovações tecnológicas pode auxiliar a fugir da procrastinação, duas ótimas ferramentas são Asana ou MeisterTalsk.

Dicas para se tornar estrategista:

Primeira ação –  Manter equilíbrio em áreas essenciais na nossa vida como: Corpo, Família, Financeiro, Intelectual, Social, Profissional e Espiritual. Cada área dessa exige um tempo crucial dedicado. 

Segunda ação – Comece o dia pensando sobre tudo que precisa de fato realizar, e principalmente qual é a primeira tarefa do dia, você irá notar que ao começar está mais preparado e confiante. 

Terceira ação – Área de trabalho organizada, indiferente do modelo de negócio que você trabalha ou mora, mantenha sempre tudo organizado. Estudos comprovam que se uma pessoa vive em desorganização, gasta em média 2 horas procurando coisas ou se distraindo com elas.

Quarta ação – Descansar é uma das práticas, mais ignoradas na atualidade, em meio a tanta informação e a correria do dia a dia. Mas se você não se preocupa em deixar seu corpo e sua mente se recuperar para exercer suas atividades cotidianas, você não terá sucesso em realizá-las.

Quinta ação – Assim como descansar, pausar em meio a atividades que exigem extrema concentração é tão essencial quanto comer. Apesar de às vezes você nem sentir sintomas, a falta de pausas podem gerar doenças graves como Síndrome de Burnout, Síndrome do Pânico por estar sempre em modo acelerado. 

Sexta ação – Delegar, essa é umas das tarefas mais difíceis de executar, porque conseguir confiar que outra pessoa possa executar algo por você é complicado, mas essa é a única forma de você focar no que realmente deve focar.

Conclusão

Se você seguir esses seis passos, você perceberá que muitas coisas irão melhorar na sua rotina, e por consequência você vai aperfeiçoando sua gestão estratégica. 

Quer saber mais sobre gestão? Acompanhe nosso Blog.

Cadastre-se Grátis Agora!

Tenha 14 dias para experimentar. Nenhum cartão de crédito é solicitado.