Publicado 12/09/2022

O conceito de carga horária se define a uma quantidade de horas que um colaborador tem que cumprir diariamente ou mensalmente. Ou seja o número de horas vendidas para uma empresa.

Ela pode variar de estado para estado , mas normalmente ela é de 8 horas, totalizando 44 horas semanais. Todo empregador deve se atentar ao cumprimento das normas da Consolidação das leis do trabalho (CLT).

A carga horária é importante?

Sim, pois é ela que definirá, em comum acordo entre empregador e colaborador, qual será sua jornada de trabalho, responsabilidades exigidas para sua função. Assim como quando começa e quando termina sua rotina dentro da empresa.

E essa é uma questão muito delicada para ambos os lados, porque se não houver uma comunicação clara e transparente entre as partes pode acarretar em frustração.

Quais são os riscos se não bem controlada?

Esta é a posição que se encontra seja empregador ou colaborador, se cumprir a carga horária bem alinhada e com as atividades exigidas da função com um fluxo de processo que permita exercê-la dentro da jornada diária.

Hora extra faz parte?

Não, a hora extra serve apenas para concluir uma atividade da sua função que prioritariamente precisa ser concluída no mesmo dia ou acelerar um processo de conclusão. Mas essa hora extra precisa ser de comum acordo entre empregador e contratado, mas o excesso de trabalho pode acarretar em muitos malefícios à saúde. Como : Síndrome de Burnout, Síndrome do pânico, e ansiedade dentre várias doenças mentais. 

Home Office: tem carga horária?

Sim, mesmo que contratação seja no modelo CLT ou Modelo PJ, no contrato de trabalho é estipulado a sua carga horária, este será o tempo que você terá que dar total atenção a sua função, mesmo que de casa. Mas aí entra uma preocupação muito grande da maioria dos empregadores, a jornada dupla!

Alguns colaboradores, por terem uma jornada de trabalho, em ritmo mais leve acaba considerando que estar home office lhe abre oportunidade de trabalhar para dois empregadores ao mesmo tempo, o que acaba prejudicando o desempenho das duas jornadas.

Mas como definir se a jornada é suficiente para a função?

Existe hoje soluções que resolve a questão de identificar as atividades e considera-las produtivas para empresas. Como as que realmente geram custos de distração alto por não serem mapeadas e monitoradas. Como o NeoCode Activities!

Receba conteúdos diretamente no seu e-mail.

Categorias: Technology

Cadastre-se Grátis Agora!

Tenha 14 dias para experimentar. Nenhum cartão de crédito é solicitado.