Publicado 06/09/2023
Homem pensando em boas práticas.

“Nos Dias de Hoje”?

Seja nos dias de hoje, seja no passado, ou mesmo no futuro, são as pessoas que realmente moldam o ecossistema empresarial. Seus comportamentos, costumes e boas práticas formam parte do que chamamos de cultura organizacional.

Neste artigo, exploraremos a relevância de algumas práticas de organização e como elas desempenham um papel fundamental na produtividade individual e na rotina das empresas. Além disso, vamos discutir mais a fundo como organizar os ambientes físicos e digitais, anotar e registrar sua rotina, bem como planejar e agir de forma estratégica. Essas práticas podem levar a uma rotina pessoal e profissional mais saudável e eficaz.

Organizar os Ambientes Físicos e Digitais

Antes de contribuir positivamente para a empresa e para a sociedade, a melhor decisão é tomar responsabilidade pessoal e praticar o autocuidado. Enfim, é o que defende o autor Jordan Peterson em seu livro 12 Regras para a Vida. Ele argumenta que ao limpar seu próprio ambiente, você está começando a trazer ordem para sua vida e isso pode ter um impacto positivo na sua mentalidade e na sua capacidade de lidar com desafios maiores.

Comece planejando um layout eficiente, organizando mesas e estações de trabalho a fim de manter recursos essenciais próximos. Em seguida, pense também em sua área de trabalho digital, que é comparável a um reflexo da sua mente. Além disso, quanto mais organizada ela estiver, mais clareza você terá ao realizar suas tarefas cotidianas. Para otimizar seu espaço digital, você pode seguir algumas diretrizes simples. Priorize atalhos estratégicos, crie pastas lógicas, mantenha apenas o essencial na área de trabalho. Por fim, explore a utilização de widgets úteis, como calendários ou lembretes, para manter informações importantes à vista.

Lembre-se de que a organização do espaço físico e digital não é estática; é importante revisar e ajustar periodicamente o layout e os sistemas de armazenamento conforme as necessidades da empresa evoluem. Essa revisão que ocorre com uma certa frequência é um hábito importante para promover um ambiente livre de desordem e organizado de maneira eficaz.

Registrar, Planejar e Agir

Uma vez que seus espaços físico e digital estão organizados, veremos mais duas dicas importantes para uma rotina equilibrada: anotar e registar! Note a importância desses dois pontos: você realmente acredita que sabe todas as coisas que você faz durante um dia de trabalho? Quanto mais em uma semana ou mês? Por fim, já parou para refletir sobre quanto tempo está sendo consumido por distrações ou interrupções?  

Aqui vão nossas sugestões: O primeiro passo deve ser registrar suas atividades diárias por uma semana inteira. Anote quanto tempo você despende em cada uma delas e identifique quais são verdadeiramente produtivas e quais são perda de tempo. Você irá se surpreender com os resultados dessa análise! Após registrar, é hora de dar o próximo passo: analisar, organizar e, por fim, planejar suas ações futuras.

Agora um adendo para o nosso produto. Pode parecer exaustivo fazer isso, não é mesmo? Fazer para uma pessoa é fácil. Fazer para uma equipe inteira? Já se torna desafiador. Agora imagine: e se tudo isso pudesse ser automatizado? E se, para toda a sua equipe, o processo se desenrolasse rapidamente? Isso não é só possível, é realidade.  

O NeoCode Activities é uma ferramenta que automatiza o registro das atividades realizadas no desktop, monitora o tempo investido em cada tarefa e categoriza entre produtiva e distrativa. Assim economize tempo e concentre-se na gestão, ou seja, planejar, agir e acompanhar o crescimento.

Conclusão: Equilíbrio e boas práticas

O elemento humano nas organizações é a chave para o sucesso. Uma rotina poderosa favorece o equilíbrio entre as relações profissionais e pessoais. A organização dos espaços físicos e digitais, bem como o registro, planejamento e ação são elementos fundamentais para influenciar positivamente a mente e a capacidade de enfrentar desafios.

Seguir práticas simples podem trazer clareza e eficiência às tarefas diárias. Registrar e analisar as atividades é uma etapa crucial para identificar e otimizar o tempo gasto em tarefas produtivas. E, similarmente, o NeoCode Activities apresenta uma solução valiosa, automatizando o registro das atividades, categorizando-as e permitindo que as equipes economizem tempo, focando na gestão, planejamento e crescimento.
Como disse Robert Louis Stevenson, “Não julgue cada dia pelo que você colhe, mas sim pelas sementes que você planta”. A organização é uma dessas sementes que podem crescer e florescer, gerando resultados positivos em todas as áreas de nossa vida ao cultivar bons hábitos.

Categorias: Performance

Cadastre-se Grátis Agora!

Tenha 14 dias para experimentar. Nenhum cartão de crédito é solicitado.